quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Romeiro de Lima - 2009












                                                                                                                          IN MEMORIAM










ANTÔNIO ROMEIRO DE LIMA - O JORNAL DE ALAGOAS - 2009








Do papel à concretização


Como participante do terceira edição do projeto SOS Lagoas, realizado aqui em minha querida Santa Luzia do Norte, quando assuntos palpitantes envolvendo ecologia, meio-ambiente,despoluição, desassoreamento, dentre outros abordados e depois do natural blá-blá-blá característicos a essas reuniões, passei a meditar, rememorando os tempos dadivosos da velha Mundaú.

Comparei meticulosamente a situação razoável vivida a cinqüenta anos atrás, com a hoje desoladora realidade a que está exposta o mais importante estuário lagunar das Alagoas, prestes a sucumbir sobre o impacto do desastre ecológico  causado por inúmeros fatores e que, se providências imediatas e eficazes não forem tomadas  para conter os danos que a cada dia sobre ela se avolumam, estaremos, também, condenando o homem ribeirinho à desgraça total.

Se conseguirmos, salvá-la, além de proporcionarmos melhores dias aos que dela tiram já com certa  dificuldade o seu sustento, estaremos, também, abrindo as portas à prática do turismo lagunar, encantador principalmente pela beleza contagiante que o manguezal proporciona,   riquíssimo em sua fauna e flora. Os especialistas no assunto estão ai tentando tirá-la da UTI da sujeira. A essa altura, meio caminho já  percorrido,  procrastinar diante de quase palpável calamidade a ser combatida, é pura hipocrisia.

Esperamos que, revitalizada, ela volte a liberalizar de suas abençoadas entranhas as inúmeras espécies  dantes presentes com abundância.

E todos nós, comedores de sururu, ficaremos imensamente felizes e agradecidos, vendo as canoas, velas enfunadas, singrando majestosamente as águas da velha Mundaú, contando com suas proas empinadas as marolas causadas pelo vento nordeste, isto sim, se sairmos do papel para a concretização.  




Saudades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário